Programação

1º DIA

16 DE NOVEMBRO NOITE

19h – 20h30min

MESA DE ABERTURA
Presidente do CRC-RN  JOÃO GREGÓRIO JUNIOR e convidados

20h30min -22h

Do técnico ao empírico, a história do IFRS no Brasil e nomundo

Ementa: Essa palestra falará um pouco das IFRS em relação aoseu aparecimento, início operacional (adoção) e os efeitos sofridos pelas empresas de forma crítica.  

 1,5 PONTOS   


Prof. Eliseu Martins – USP - acumula uma atuaçãoplural e bons frutos conquistados pelo trabalho dedicado ao aperfeiçoamento dacontabilidade na academia e no mercado de trabalho. Professor Emérito daFaculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SãoPaulo - Bacharel, Doutor e Livre-Docente pela FEA-USP; possui diversos cursosde Pós-Graduação nos EEUU e na França. É consultor, palestrante e pareceristada área contábil; Membro de Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal deempresas privadas e estatais e de entidades sem fins lucrativos; Membro deConselhos Editoriais de diversas Revistas Técnicas; Autor e co-autor dediversos best-sellers de sua área, teses e centenas de artigos. Ex-Diretor daFaculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SãoPaulo - FEA-USP; Ex-Diretor Pró-Tempore da Faculdade de Economia, Administraçãoe Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP; Foi Coordenador do Pós-Graduação eChefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP; Ex-Diretor daComissão de Valores Mobiliários - CVM (período de Outubro de 2008 a Dezembro de2009 e de 1985 a 1988); Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil;Foi representante do Brasil junto à ONU para assuntos de Contabilidade eDivulgação de Informações; Ex-Diretor do IBRACON - Instituto Brasileiro deContadores - SP; Ex-Diretor da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos deFinanças, Administração e Contabilidade, entre outras funções já realizadas.

2º DIA

17 DE NOVEMBRO MANHÃ

10h30-11h30

Perspectivas da profissão contábil: um caso prático

Ementa: Apresenta um caso prático no âmbito da NBC-TG-1000   

1,0 PONTO
Marcos Sebastião Rigoni de Mello – Contador.Presidente do CRC-PR. É bacharel em Ciências Contábeis pela FAE e pós-graduadoem Contabilidade Gerencial e Auditoria pelo CDE-FAE. Entre as principaisatividades profissionais, foi supervisor contábil da Petróleo Ipiranga,consultor tributário e instrutor de cursos das empresas Mapa Fiscal e IOB,participando do grupo responsável pelo lançamento das mesas-redondas que pormuito tempo levaram informações técnicas aos profissionais de todo o Paraná.Foi também instrutor de cursos do SENAC, nas áreas contábil e tributária, ejuiz classista. Há mais de 20 anos participa das entidades contábeis, tendosido diretor do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e do Sescap-PR.

11h30-12h30

Empreendedorismo e Inovação 

Ementa: Apresenta aspectos da postura empreendedora dos profissionais da contabilidade e da inovação na prestação dos serviços face a adoção das normas internacionais de contabilidade.

1,0 PONTO  


Prof. André Lemos – Possui graduação em Administração deEmpresas (CRA/RN 1.858), Comércio Exterior e Bacharelado em Direito (OAB/RN6.500) pela Universidade Potiguar UnP- Natal/RN. Possui pós-graduação emComércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília UcB, DireitoEmpresarial UnP e MBA in International Business and Law - University ofTennessee at Martin USA / IPGBR, EX-coordenador do curso de bacharelado emRelações Internacionais da UnP.. Atualmente é assistente Consular do RealConsulado da Noruega - Natal/RN e sócio fundador da Lemont.


17 DE NOVEMBRO TARDE

13h30 -15h

Painel de Contabilidade Pública: O PLANEJAMENTO E ATRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

Ementa: Identificar os principais aspectos no processo deconvergência das Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público(IPSAS) e a inserção do Brasil nesse contexto. Normas Brasileiras de ContabilidadeAplicadas ao Setor Público (NBCASP). 

 1,5 PONTOS

Victor Maciel, Contador, Auditor do TCM-BA e Prof.Marise Magaly Queiroz Rocha (TCE-RN) – Contadora, Professora da UFRN e Auditorae Secretária Geral do Tribunal de Contas do Estado do RN

15h15min-16h45min

Educação Pós-IFRS - Novas perspectivas para o ensino dacontabilidade: o que podemos aprender das perspectivas internacionais enacionais?

Ementa: Essa palestra mostrará o que se tem feito sobrenovos procedimentos didáticos e procurados por instituições internacionais enacionais, como a American Accounting Association com o Pathways Comission,Universidade de Illinois at Urbana Champaign e a Universidade de São Paulo.

 1,5 PONTOS

Prof. Gerlando Lima - ProfessorLivre-Docente/Associado do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária daFEA/USP (2013). Mestre (2005) e Doutor (2007) em Controladoria e Contabilidadepela FEA-USP. Pós-Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia daUniversidade de Coimbra (2008-2009); Pós-Doutorado e Professor Visitante daUniversidade de Illinois at Urbana-Champaign (2012-2013). Coordenador dosCursos de Ciências Atuariais e Ciências Contábeis da FEA/USP (2010-2012) ePresidente da Comissão de Graduação da FEA/USP (2011-2012). Coordenador doCongresso USP de Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica (2013) eChefe do Departamento de Contabilidade e Atuária (2014-atual). Membro doConselho de Administração da Seção Internacional da American AccountingAssociation (2016 - atual). Diretor de Relações Institucionais da ANPCONT (2016- atual). Participou de cursos de Modelagem Econométrica na California StateUniversity e de Cursos/Workshops de Case Studies na Harvard Business School. Épesquisador do Laboratório de Mercado Financeiro da FEA/USP. Foi pesquisadorpela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CAPES eCNPq. Participou de diversos seminários, congressos e encontros na área decontroladoria e contabilidade, tendo recebido prêmio de Melhor Trabalho doCongresso Brasileiro de Custos de 2002 e Melhores Trabalhos nos Congressos USPde Controladoria por seis anos. Além de artigos e capítulos de livrospublicados, participou da organização do livro Curso de Mercado Financeiro:Tópicos Especiais.

16h45min -18h15min

A importância do Planejamento de Preços de Venda em AmbienteB2B

Ementa: A palestra trata das abordagens de preçoscaracterizadas pela literatura de contábil, econômica e de marketing. Nessecontexto foca na contribuição que a contabilidade gerencial pode oferecer parao processo de estabelecimento de preços em de negócios business to business.

1,5 PONTOS     


Prof. Reinaldo Guerreiro –Bacharel em CiênciasContábeis, Mestre e Doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor Titularda FEA-USP. Livre-Docente em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade deEconomia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. AtualVice-Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP. Foi Chefe doDepartamento de Contabilidade da FEA-USP em duas gestões e Diretor da FEA-USPna gestão julho/2010 - julho/2014. É pesquisador em Controladoria eContabilidade Gerencial tendo publicado diversos livros e diversos artigoscientíficos em revistas nacionais e internacionais. Membro do Conselho deAdministração da Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -SABESP desde 2007.Membro do Conselho de Administração da PetrobrásDistribuidora. Membro do Conselho Fiscal da FUSP – Fundação de Apoio à Universidadede São Paulo. Diretor de Pesquisas da Fipecafi – Fundação Instituto dePesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Consultor especializado emcontroladoria e na gestão econômica de empresas, com ênfase em sistemas decustos, pricing e planejamento.


17 DE NOVEMBRO NOITE

19h – 20h30min

Demonstração do Valor Adicionado - DVA - o que se podeextrair

Ementa: De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 09,no que tange a questão da Gestão Contábil, a Demonstração do Valor Adicionado(DVA) deve ser elaborada e apresentada pela entidade como parte integrante dassuas demonstrações contábeis que serão divulgadas no final de cada período. ADVA deve conter informações relativas à riqueza criada pela empresa emdeterminado período, levando em consideração também a forma pela qual taisriquezas foram distribuídas.

1,5 PONTOS

Prof. Ariovaldo Santos –Graduado em Ciências Econômicas peloCentro Universitário Fundação Santo André (1972), graduação em CiênciasContábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1973), mestrado emControladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1980), doutoradoem Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1993) eLivre-Docência em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999).Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo desde o ano de2003, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais eFinanceira, Consultor ad hoc da Revista Contabilidade & Finanças, Membro doConselho Editorial como especialista da Revista - RAUSP. Revista deAdministração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em CiênciasContábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: ContabilidadeSocietária, Contabilidade para usuários externos, Demonstração do Valor Adicionado(DVA), Inflação e Balanço em moeda estrangeira.

20h30min – 22h

O profissional da área de Negócios e o pensamento crítico

Ementa: Mostrar a importância para o mercado, áreaeducacional e profissionais, da combinação do conhecimento, habilidades eatitudes, dentro de uma visão integrada e dinâmica. Na verdade, esses trêselementos podem ser aperfeiçoados ao longo do tempo e demandam postura proativados vários agentes.  

1,5 PONTOS    

Prof. Fábio Frezatti –Doutor em Contabilidade eControladoria pela FEA/USP, foi executivo financeiro de diversas empresas,vindo a ocupar cargos de supervisão, gerência e diretoria. Atuou como diretorAdministrativo da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais eFinanceiras (Fipecafi) e vice-presidente do Instituto Brasileiro de PesquisasContábeis, Atuariais e Financeiras (Ipecafi). É professor titular da FEA USP.Atua como professor e consultor de empresas. Atual representante da América doSul e Caribe no board do EAA - European Accounting Association. Autor de várioslivros sobre fluxo de caixa, orçamento empresarial, projetos e controlegerencial. Atual editor-chefe da Revista Contabilidade & Finanças.

3º DIA

18 DE NOVEMBRO MANHÃ

10h30min – 12h

Contabilidade em tempos de Sped e e-Social

Ementa: Mostrar os reflexos das recentes mudanças noSped e e-Social no ambiente contábil das IFRS.

1,5 PONTOS   

Prof. Marcos Lima - Contador, Graduado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Auditoria pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Professor de Graduação e Pós-graduação, Gerente de Negócios e Professor da Fortes Educação, Diretor de Relacionamentos da Fortes Contabilidade, consultor tributário da I4 Auditoria Digital, palestrante e instrutor do Conselho Regional de Contabilidade e secretário do Comitê de estudos sobre o projeto SPED-CRC-CE e coautor do livro: Curso de Prática Contábil. 


18 DE NOVEMBRO TARDE

13h – 14h30min

O novo código de processo civil e a contemporaneidade da profissão contábil

Ementa: Os reflexos da Lei 10.406/ 2002, de 12/01/2002, instituiu o Novo Código Civil (NCC), na atuação do perito contador.

1,5 PONTOS

Dr. Augusto Carlos Rocha de Lima – Promotor de Justiça do Estado do RN

Dr. Madson Ottoni Almeida Rodrigues – Diretor do Foro da Comarca de Natal

José Jeová Soares – Contador, Presidente da Associação dos Peritos e Auditoria do RN, Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, Membro do Conselho Consultivo do CRC-RN

14h30min-16h

A nova contabilidade de arrendamento mercantil

Ementa: Tratamento contábil atual (CPC 06).Os motivos das mudanças.Registro contábil pelo IFRS 16.Os impactos das mudanças nas demonstrações contábeis.

1,5 PONTOS
Prof. Marcelo Cavalcanti Almeida - Experiência de 40 anos na Deloitte, sendo nos últimos 25 anos como sócio de auditoria, tendo atuado nos clientes VALE, BNDES, CSN, etc..Professor e autor de diversos livros de contabilidade e auditoria publicados pela Editora Atlas. Conselheiro do CFC.A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido ("DTTL”), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada “Deloitte Global”) não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro. A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria, assessoria financeira, gestão de riscos, e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. A Deloitte atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os cerca de 225.000 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter.

16h30min-18h

III Encontro da mulher profissional e estudante de Ciências Contábeis do RN

As tecnologias de gestão e o mercado de trabalho 2.0 no contexto das IFRS

Ementa: Com as atuais exigências das IFRS, a realidade do mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades e capaz de lidar com o ambiente web 2.0 eManagement 3.0. Trata-se de uma mudança fundamental na forma com que os profissionais interagem com conteúdo, aplicativos e outros usuários, de forma a canalizar e promover a inteligência coletiva.  


1,5 PONTOS   

  

Prof. Liêda Amaral – Contadora, MBA em Administração de Sistemas de Informação (FGV-Brasília), Especialização em Custos (ISEC-FGV-RJ),Especialização em Direito Constitucional e Previdenciário (UFBA), Especialização e Legislação Previdenciária (CESPE-UnB), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Universidade do Minho), Professora de Cursos de Graduação e Pós Graduação, Membro do Painel de Especialistas do FMI, Instrutora das Nações Unidas, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-RN, Membro da Academia Norteriograndense de Ciências Contábeis, Diretora do Sindicato dos Contabilistas do RN, Representante Estadual de Aprimoramento Técnico e Cultural da Mulher Contabilista, Voluntária na União dos Escoteiros do Brasil, já exerceu os cargos de Secretária da Receita Previdenciária, Secretária Adjunta da Receita Federal do Brasil e Coordenadora Nacional da Arrecadação. Participou de missões técnicas nos Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Espanha, Suíça, Bélgica, Moçambique, Portugal, África do Sul, dentre outros.

- Comissão da Mulher Profissional e Estudante de Ciências Contábeis do RN: Lieda Amaral (Coordenadora); Doraline Cassimiro de Melo (Coordenadora Adjunta); Maria Laíde de Souza; Écia Viana; Maria da Conceição Cabral; Raimunda Pimenta; Sheyla ; Josélia Andrade


18 DE NOVEMBRO NOITE

19h-20h30min

Premiação trabalhos científicos, Entrega da Medalha Prof. Ulisses Celestino de Góis e certificado de menção honrosa aos alunos laureados das IES.

Contador Gregório Júnior – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte – CRC-RN

20h30min – 22h

III Fórum das Jovens Lideranças Contábeis do RN

"Contabilidade: empreendedorismo, gestão e transparência/ Superação & Resultados”

Ementa: palestra motivacional visando mobilizar os participantes a assumir responsabilidade e assumir uma alta performance para superação de desafios e alcance de resultados cada vez melhores.


Prof. Alberto Pinto Carneiro Neto - é Graduado em administração de empresas, com habilitação em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui mais de 20 anos de experiência profissional, liderando pessoas e projetos de TI em empresas multinacionais. Atua também como life & business coach, com certificação pela Sociedade Brasileira de Coaching. É escritor e apresentador do programa de TV “A Arte da Vida”.


MINICURSO

 

14h – 17h

MINI CURSO AUDITORIA TRIBUTÁRIA

Ementa: Normas Brasileiras de Auditoria e Normas Tributárias

3,0 PONTOS

Edgar Madruga - Professor e Auditor.Administrador deEmpresas, pós-graduado em Informática Pericial. Especialista emEmpreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal. Coordenador do MBAem Contabilidade e Direito Tributário e do MBA em  Administração eContabilidade Pública, Ambos do Instituto de Pós Graduação –IPOG. Co-autor do livro SPED e Sistemas de Informação e do livro Contabilidadee Gestão de Tributos, ambos da da editora Fiscosof e colaborador do livro BigBrother Tax do professor Roberto Dias Duarte.

13h – 14h

III Fórum Coordenadores de cursos de ciências contábeis

Ementa: Discussão acerca das ementas dos cursos à luz dasNormas Brasileiras de Contabilidade.  

1,0 PONTO 

 
VP Desenprof e coordenadores de cursos


Maisdata